Boa noite!           Sbado 20/04/2024   05:51
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > HAC, libera na Hora, resultado de Exames feitos no Centro de Diagnóstico
HAC, libera na Hora, resultado de Exames feitos no Centro de Diagnóstico
21/07/2014 - 14:12 - Informatização do espaço, onde já são oferecidos oito procedimentos, acaba com tempo de espera por resultado, facilitando diagnósticos e encurtando tempo de espera por tratamento.
 
As obras de reestruturação do Hospital Alcides Carneiro começaram agora, mas pacientes que buscam atendimento na unidade já começaram a perceber as mudanças. Há um mês, o Centro de Diagnóstico, onde são realizados oito procedimentos médicos – endoscopia, colonoscopia, histeroscopia, ecocardiograma, broncoscopia, ergometria (teste de esforço), retossigmoidoscopia e cistoscopia – teve o sistema informatizado, acabando com a espera de até 10 dias por resultados de exames. Os resultados, agora, são liberados na hora, facilitando diagnósticos e encurtando o tempo de espera por tratamento.
 
Inaugurado em agosto de 2013, o Centro de Diagnóstico do HAC já garantiu a realização de 10.400 exames. “Em menos de um ano de funcionamento, os resultados são muito positivos. Além de oferecer mais conforto e melhor atendimento aos pacientes, o Centro de Diagnóstico facilita e agiliza os diagnósticos. Além disso, como tem salas onde os pacientes podem se recuperar após a realização dos procedimentos, acaba contribuindo para desafogar os leitos do centro cirúrgico e da clínica médica, beneficiando toda a população petropolitana”, lembrou o prefeito Rubens Bomtempo.
 
Dos oito procedimentos oferecidos no espaço, apenas um não permite a liberação do resultado no mesmo dia: a endoscopia, que depende da análise da uréia). “A informatização contribui para a redução do fluxo de pessoas dentro do hospital, uma vez que o paciente não precisa voltar a unidade para buscar o laudo. Facilita a vida de todo mundo”, destacou o prefeito.
 
A aposentada Odete Medas de Oliveira, de 68 anos, elogiou o atendimento e o novo espaço. “Achei tudo muito organizado e novinho. Já havia feito endoscopia em outro setor do hospital e hoje percebo a diferença”, disse. A dona de casa Marlene Ribeiro Alberto, de 45 anos, também fez elogios ao serviço prestado no hospital. “Sempre sou muito bem tratada aqui no Alcides Carneiro”.
 
O Centro de Diagnóstico também atende pacientes internados em outras unidades de saúde, que foram beneficiados com a informatização e a centralização dos exames. “Ficou muito mais organizado, principalmente para o paciente. Hoje os exames são realizados todos os dias. Melhorou também o ambiente de trabalho para os profissionais.”, disse a técnica de enfermagem da Clínica de Reabilitação de Adultos (CRA) do Hospital Municipal Nelson de Sá Earp (HMNSE).
 
“Estamos realizando em torno de 1.120 exames por mês. São 450 vagas para endoscopia mensalmente, número que representa um aumento de quase 60% na oferta em relação à média de exames realizada antes da criação do centro de Diagnóstico. Também aumentamos em 50% a oferta de vagas para colonoscopia, ressaltou a coordenadora do Centro de Diagnóstico, a enfermeira Vanderleia Azevedo, lembrando, ainda, que, por mês, são 400 exames de ecocardiograma.
 
Para o prefeito, a criação e, agora, a informatização do Centro de Diagnóstico são passos importantes no processo de recuperação do hospital. “Chegamos ao governo com o Hospital Alcides Carneiro em situação crítica. O CTI estava fechado, o Centro Cirúrgico funcionava com apenas um leito, a maternidade estava superlotada e a emergência estava fechada. Em 18 meses, desenvolvemos várias ações para recuperar o hospital e os resultados saltam aos olhos. Inauguramos o mamógrafo (que passou três anos encaixotado), reformamos a clínica masculina, reabrimos o CTI e, agora, o hospital está passando por uma grande reforma. São passos importantes que vão tornar o Hospital Alcides Carneiro referência no atendimento humanizado e de qualidade à toda a população petropolitana”, finalizou Rubens Bomtempo.

Programação dos filmes em cartaz