Boa noite!           Quinta 18/04/2024   01:47
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Campanha Municipal contra a Gripe Termina nesta Sexta-feira dia 23/05
Campanha Municipal contra a Gripe Termina nesta Sexta-feira dia 23/05
20/05/2014 - 17:23 - Termina nesta sexta-feira (23/5) a Campanha de Vacinação Contra a Gripe. Até o momento 43.683 mil doses já foram aplicadas, o que representa 53,6% do público-alvo. A Prefeitura tem como meta vacinar 80% dessa parcela da população, que soma 82.311 pessoas. Ao todo 47 unidades estão
disponibilizando a vacina.

Além das crianças de seis meses a menores de cinco anos, fazem parte do público-alvo pessoas com 60 anos ou mais, trabalhadores de saúde, gestantes e puérperas (mulheres que estão no período de até 45 dias após o parto). As pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacinar. Para esse grupo, não há meta específica de vacinação.

Até o ano passado, a vacina era garantida a crianças com até dois anos. De acordo com o Ministério da Saúde, a extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos. Outro fator que contribuiu para a inclusão desta faixa-etária foi o fato de as taxas de internação em crianças menores de cinco anos, em 2013, terem se igualado às dos idosos.

A escolha dos grupos prioritários segue recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS). Esta definição também é respaldada por estudos epidemiológicos e pela observação do comportamento das infecções respiratórias, que têm como principal agente os vírus da gripe. São priorizados os grupos mais suscetíveis ao agravamento de doenças respiratórias.

A vacina contra gripe é segura e reduz as complicações geradas por casos graves da doença, internações ou, até mesmo, óbitos. Estudos mostram que a
vacinação pode reduzir entre 32% a 45% o número de hospitalizações por pneumonias e de 39% a 75% a mortalidade por complicações da influenza. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B) determinados pela OMS para este ano.

Após a aplicação da vacina, podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, eritema e induração. São manifestações consideradas benignas, cujos efeitos passam, na maioria das vezes, em 48 horas.  A dose é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Vacinação em casa – Após o término da Campanha de Vacinação Contra a Gripe, a Prefeitura inicia a imunização dos pacientes acamados. Quem quiser informações sobre este serviço deve entrar em contato pelo telefone 2246-6796 e solicitar o atendimento.

Veja a lista de postos:

- INSTITUTO DA MULHER, DA CRIANÇA E DO ADOLESCETE (CENTRO DE SAÚDE)
- PSF CAXAMBU
- PSF 24 DE MAIO
- UBS MORIN
- PSF ALTO DA SERRA
- PSF MEIO DA SERRA I
- PSF MEIO DA SERRA II
- PSF SARGENTO BOENING
- PSF VILA FELIPE
- PSF SÃO SEBASTIÃO
- PSF ALTO SIMÉRIA
- PSF DR. THOUZET
- UBS ALTO INDEPENDÊNCIA
- UBS QUITANDINHA
- PSF VILA SAÚDE
- PSF STª TRINDADE
- PSF AMAZONAS
- PSF BAIRRO CASTRIOTO
- PSF C. M. JESUS DE PRAGA
- PSF MOINHO PRETO
- PSF BATALLARD
- PSF PEDRAS BRANCAS
- PSF C. SÃO JOÃO BATISTA
- UBS MOSELA
- UBS RETIRO
- PSF CARANGOLA
- PSF VALE DO CARANGOLA
- PSF BOA VISTA
- PSF MACHADO FAGUNDES
- PSF JARDIM SALVADOR
- PSF ESTRADA DA SAUDADE
- AMBULATÓRIO ESCOLA
- PSF CASTELO SÃO MANOEL
- PSF BONFIM
- ÁGUAS LINDAS
- PSF FAZENDA INGLESA
- UBS ARARAS
- PSF VALE DAS VIDEIRAS
- UBS ITAIPAVA
- PSF LAJINHA
- PSF COM. 1º DE MAIO
- PSF BOA ESPERANÇA
- UBS PEDRO DO RIO
- PSF VILA RICA
- PSF SECRETÁRIO
- PSF POSSE
- PSF BREJAL
- SETOR DE EPIDEMIOLOGIA (PRÉDIO ANEXO AO HOSPITAL MUNICIPAL NELSON DE SÁ EARP) 
Programação dos filmes em cartaz