Boa tarde!           Sexta 19/04/2024   14:23
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > COMDIM encaminha abaixo-assinado ao Ministério da Saúde
COMDIM encaminha abaixo-assinado ao Ministério da Saúde
12/05/2014 - 18:21 - O Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim) entregou ao prefeito Rubens Bomtempo o abaixo-assinado contra a Portaria nº 1.253 do Ministério da Saúde (MS), que reduz o acesso das mulheres ao exame de mamografia. Bomtempo, agora, encaminhará o documento, com 5.297 assinaturas, ao Governo Federal. O movimento de repúdio contra a portaria ministerial foi lançado pelo conselho em fevereiro deste ano, na Praça Dom Pedro.

No documento encaminhado ao prefeito, a presidente do Comdim, Luciane Bomtempo ressalta que a portaria ministerial é “um retrocesso ao atendimento à saúde da mulher”. “Em pleno século 21, com tantos avanços na medicina, com 25 anos de promulgação da Constituição Federal, cm avanços e conquistas dos direitos sociais, está sendo tirado da progenitora do lar, da família, do elo entre os seres, da mulher, da mãe e da avó o direito de prevenir-se do grande vilão que é o câncer de mama”, enfatiza.

Com a portaria, o Ministério da Saúde restringe o repasse de verbas da união aos municípios para o exame bilateral das mamas, que será realizado apenas em pacientes na faixa etária de 50 a 69 anos. Na prática, a portaria retira o financiamento do exame de rastreamento para mulheres entre 40 e 49 anos. Para essas mulheres, o Ministério da Saúde irá financiar apenas a mamografia unilateral (realizada em uma mama). Porém, os especialistas avaliam que esta é a fase onde a doença tende a ser mais agressiva. Estima-se que, em Petrópolis, 15 mil mulheres estejam nesta faixa etária.

14 mil exames em 2014 – Desde abril de 2013, quando o prefeito Rubens Bomtempo inaugurou o aparelho de mamógrafo no Hospital Alcides Carneiro (HAC), que estava encaixotado há quatro anos, o número de exames realizados no município vem crescendo a cada mês. Entre abril de 2013 e fevereiro de 2014 foram 1.075 mamografias no HAC. Por mês, o hospital oferece 400 exames.

Em toda a rede municipal de saúde são ofertados 1.200 exames de mamografia por mês, distribuídos no Hospital Alcides Carneiro e em duas clínicas conveniadas. Em janeiro deste ano foram realizadas mais de 800 mamografias. A meta da Prefeitura para 2014 é ofertar 14 mil exames.

Programação dos filmes em cartaz