Boa noite!           Domingo 05/04/2020   03:53
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Animais de Estimação > Informações > Animais nas Ruas de Petrópolis
Animais nas Ruas de Petrópolis
Rio, 09.03.06
Caros Amigos e Amigas do NetPetropolis,

Esta questão tem sido levantada por algumas autoridades de nosso Município e o GAPA Itaipava não poderia deixar de manifestar-se em apoio ao trabalho desenvolvido pela Prefeitura na questão dos animais de rua no município de Petrópolis.

Sabemos que o Brasil vive uma grave crise econômica e que todas as realizações sociais, sejam elas de pequena ou grande monta, demandam um certo tempo para implementação, execução e obtenção de resultados. É assim em todas as áreas e a questão dos animais abandonados não poderia ser diferente.

O Prefeito Rubens Bontempo e o Vice Henrique Manzani, optaram por uma política moderna de abordagem deste problema, elevando Petrópolis ao mesmo patamar de grandes metrópoles mundiais que adotam o mesmo tipo de solução, seguindo recomendações da OMS-Organização Mundial de Saúde.

Já existem 3 ONG's trabalhando no município e este ano o GAPA será a 4ª a ampliar este trabalho.
Aos 600 animais esterilizados com recursos da Prefeitura, somam-se os mais de 500 retirados das ruas de Itaipava e Distritos vizinhos pelo trabalho voluntário do GAPA e encaminhados a novos lares.

Esse quadro positivo pode ser constatado in loco, por qualquer observador que circule por Itaipava. Após três anos de trabalho contínuo, os resultados já aparecem sob a forma de baixíssimo número de animais vagando pelas ruas e os ainda existentes, já vacinados e esterilizados.

Outros aspectos essenciais, são a valorização da posse responsável, a repressão à venda não autorizada de animais(Em Itaipava todo final de semana existe uma Saveiro parada no antigo Tarrafa's) e a inexistência de uma legislação municipal que puna severamente o abandono e os maus-tratos.

Por fim, temos sempre que perguntar de quem é a responsabilidade por tantos animais soltos nas ruas. E a resposta, por vezes incômoda, sempre conduz aos anos de omissão do Poder Público e da falta de cuidados da própria população.

A idéia de um canil municipal, merece nosso total e completo repúdio, pois sabemos que não existem recursos orçamentários para montagem e operação adequadas deste equipamento. Provavelmente este se tornará um problema gravíssimo em curto espaço de tempo. Além do mais, seria como condenar inocentes a prisão, pelo simples fato de não terem um Lar. Isto é uma grande crueldade.

Assim que firmar o Convênio com a Prefeitura, O GAPA pretende implementar associado a este, o programa "S.O.S. Bairro", onde compartilharemos com as comunidades a solução deste grave problema.

Bastará o morador do bairro escolhido indicar um animal que queira adotar e firmar um Termo de adoção conosco, para que ele seja recolhido, passe por completa revisão veterinária, seja vacinado, vermifugado e esterilizado, para ser entregue em perfeitas condições`para sua nova família.

Com humanidade e envolvimento de TODOS, poderemos caminhar para contenção ampla desta questão em Petrópolis.
Resta ainda a inclusão de uma matéria no currículo das escolas municipais que trate do respeito aos animais e ao meio ambiente, fatores essenciais para a construção de uma sociedade moderna e muito mais justa.

Cordiais Saudações,
Carlos Eduardo da C. Pereira
Presidente e Coordenador de Atividades
da ONG GAPA Itaipava/RJ
www.gapaitaipava.com.br
Programação dos filmes em cartaz