Boa noite!           Quinta 18/04/2024   21:11
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Ministério da Saúde suspende Distribuição da Vacina BCG em todo o País
Ministério da Saúde suspende Distribuição da Vacina BCG em todo o País
Secretaria Municipal de Saúde vai buscar solução para normalizar os estoques

01/02/2014 - 12:56 - O Ministério da Saúde suspendeu temporariamente o envio da vacina BCG – que protege contra a tuberculose - a todos os estados e municípios brasileiros e a Prefeitura de Petrópolis já está tomando as providências necessárias para que a entrega dos estoques se normalize o mais rápido possível na cidade. O secretário de Saúde, André Pombo, vai ainda informar o Conselho Tutelar, o Conselho da Criança e do Adolescente e o Juizado da Infância e Adolescência para que, juntos, possam buscar solução para o restabelecimento das entregas. “O município precisa cobrar agilidade nesta questão, para que não haja prejuízos para as crianças”, disse André.

O comunicado enviado pela Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, órgão ligado ao Ministério da Saúde, informa que a suspensão foi motivada pela readequação do processo de aquisição da vacina junto ao laboratório produtor. O laboratório teria descumprido o cronograma de entrega, comprometendo a manutenção de estoque estratégico. O texto diz que no mês de dezembro de 2013 o laboratório retomou as entregas, no entanto essa vacina encontra-se bloqueada, aguardando a análise e liberação do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQA).

Coordenadoria de Epidemiologia tranqüiliza a população – André Pombo lembra, no entanto, que a falta da vacina não acarretará prejuízos à saúde das crianças, pois a dose normalmente aplicada aos 30 dias de vida poderá ser administrada sem problemas a partir da regularização dos estoques pelo Ministério da Saúde. “A BCG pode ser aplicada até os cinco anos”, explicou o secretário, conforme avaliação técnica do setor de Epidemiologia do município.

Programação dos filmes em cartaz