Boa noite!           Quinta 25/04/2024   20:02
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Saúde > Altas temperaturas aumentam sintomas de doenças venosas
Altas temperaturas aumentam sintomas de doenças venosas
24/01/2014 - 20:11 - Mais do que causar sensação de desconforto, altas temperaturas - como as das últimas semanas - aumentam o risco de desenvolvimento de doenças vasculares. Em um verão com temperaturas acima da média, como o deste ano, os cuidados com a saúde precisam ser redobrados.  Sintomas aparentemente comuns como formigamento, inchaço, dor e sensação de peso nas pernas, tornozelos e nos pés podem ser sinais de doenças venosas.

“Estas doenças tendem a se agravar no verão, porque as altas temperaturas provocam a dilatação das veias do corpo. Esta é uma reação natural do organismo para evitar o aumento de pressão arterial. O problema é que quando o paciente tem alguma doença venosa, as paredes internas das veias ficam deterioradas ou apresentam algum tipo de obstrução. Com isso o sangue não consegue fluir normalmente”, explica  o cirurgião vascular Tiago Coutas.

O especialista diz  que ao perceber os sintomas, o paciente deve procurar o médico para que o caso seja avaliado e tratado de forma adequada, evitando complicações. Os sintomas podem indicar a necessidade de um tratamento mais simples,  para varizes por exemplo,  ou alertar  para problemas mais graves como a trombose. As varizes são veias superficiais anormais, dilatadas, cilíndricas ou saculares, tortuosas e alongadas, caracterizando uma alteração funcional da circulação venosa do organismo. Já a trombose acontece quando a veia é obstruída por um coágulo.

“ Nem sempre as dores nas pernas e inchaço são provenientes de doenças venosas. É importante que a pessoa procure um médico, seja avaliada e se necessário faça exames. O eco doppler, por exemplo, permite que se tenha um diagnóstico preciso da doença. Isso é importante para que o paciente  receba o tratamento adequado ao seu caso. O  diagnóstico médico e acompanhamento  evitam  que a doença se agrave e evolua para uma trombose, que é um caso mais grave”,    alerta o cirurgião vascular.

Dr. Tiago Coutas lembra algumas medidas simples podem ajudar. Alimentação saudável e exercícios físicos regulares podem  prevenir as doenças venosas durante o verão.

“O primeiro passo para manter a boa saúde é uma boa hidratação. Para enfrentar dias com altas temperaturas, como as que estamos tendo ultimamente, é importante ingerir bastante líquido. A pessoa pode beber água ou optar por sucos, se assim desejar. É importante também,  que as pessoas adotem uma alimentação saudável com legumes, frutas e verduras. As pessoas devem evitar comidas gordurosas e dar preferência a alimentos ricos em fibras. A prática de atividades físicas regularmente  também é recomendada, desde que supervisionada por um profissional”, finaliza

Programação dos filmes em cartaz