Boa noite!           Terça 22/09/2020   21:03
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Defesa Civil realiza Curso em Parceria com Agência dos Estados Unidos
Defesa Civil realiza Curso em Parceria com Agência dos Estados Unidos
13/12/013 - 20:04 - A Prefeitura, por meio da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, realizou, na última semana, mais um curso de capacitação dos servidores que atuam na prevenção e na resposta a desastres naturais. Ministrado pela Agência de Assistência a Desastre do Exterior dos Estados Unidos da América (Usaid/Ofda) em parceria com o Ministério da Integração Nacional, o curso “Bases Administrativas para Gestão de Riscos (Bager)” é voltado para a fase de planejamento, anterior à situação de tragédia natural.

O prefeito Rubens Bomtempo vem garantindo que Petrópolis fique cada vez mais preparada para as inevitáveis chuvas fortes comuns no verão no município. Além dos frequentes cursos de capacitação ao longo do ano para agentes da Defesa Civil e de outros órgãos, a Prefeitura realizou parcerias com agências de prevenção de outros países, como a Usaid/Ofda, dos Estados Unidos, e a Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica).

“Normalmente, as pessoas estão preocupadas com as respostas, e não em planejar os recursos, em administrar os riscos de maneira adequada, de forma integrada com os outros órgãos. Aqui não ensinamos o que temos que fazer, e sim como administrar esses recursos”, explicou o professor da Usaid/Ofda Antônio Pinheiro.

Além de agentes da Defesa Civil, também participaram servidores da Secretaria do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, da Comdep, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. Na sexta-feira (13/12), os cerca de 20 participantes receberam o certificado do curso.

“A intenção da capacitação é integrar os órgãos e difundir a doutrina da Defesa Civil. A gestão do risco é fundamental para diminuir danos e prejuízos quando chover forte. Com o curso, os participantes aprenderam que planejamento, organização, direção e controle são ferramentas necessárias para gerir desastres com os recursos humanos e materiais disponíveis. O produto final desse planejamento é termos menos perdas de vidas“, disse o diretor administrativo da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, Gileno Alves.

Programação dos filmes em cartaz