Bom dia!           Quinta 20/02/2020   11:35
Receba nossos informativos: Nome: Email:
Home > Meio Ambiente > Operação do GPA evita Desmatamento em Itaipava
Operação do GPA evita Desmatamento em Itaipava

27/09/2013 - 08:40 - O Grupamento de Proteção Ambiental (GPA) da Guarda Civil Municipal (GCM) conseguiu evitar o avanço de um desmatamento no distrito de Itaipava. A ação aconteceu na tarde desta quarta-feira (25/9) após uma denúncia. No local os homens do GPA encontraram um acampamento montado dentro da mata fechada. Os homens que estavam no terreno conseguiram fugir, mas deixaram para trás foices, facões, serra elétrica e outros equipamentos para corte de árvores.

Mais de 40 espécies foram cortadas na região, localizada na Rua João Muniz Constâncio, no Condomínio Mirante Castelo. “Abriram uma clareira no terreno. A denúncia foi fundamental para conseguirmos impedir que o desmatamento avançasse na mata”, disse o chefe do GPA, Marcelo Menezes.

O acampamento improvisado foi desmontado pelo Grupamento e o material usado para a prática ilegal foi apreendido. Segundo Marcelo Menezes, o proprietário do terreno será notificado e intimado a recuperar a área desmatada. Ele também receberá uma multa pelo impacto ambiental provocado na região.

Entre janeiro e setembro deste ano, o GPA/GCM atendeu vistorias dos Ministérios Públicos Estadual e Federal e da Defensoria Pública, além de desmatamento, movimentação de terras, corte de árvores, animais em cativeiro e queimadas. Neste período, o desmatamento totalizou 240 ocorrências.
 

Programação dos filmes em cartaz